Expansões ditam maioria da ocupação de escritórios em janeiro

Expansões ditam maioria da ocupação de escritórios em janeiro

 

A informação é do mais recente Office Flashpoint, da JLL, que nota que a necessidade das empresas em aumentar as suas instalações foi o impulsionador da ocupação neste mês. As duas maiores transações registadas foram as expansões da Fujitsu, na Torre Oriente, com 2.085 m², e de uma empresa de serviços financeiros no Edifício Pórtico, com cerca de 3.000 m².

A consultora foi responsável por 50% da área colocada em janeiro. Mariana Rosa, diretora de Office Agency da JLL, comenta que este mês «dá continuidade à notória melhoria no tecido empresarial que marcou a ocupação de escritórios em 2017, com diversas empresas a mostrar intenção de expandir e melhorar os seus espaços, bem como de entrar no mercado nacional. Neste mês, mais de metade da absorção foi motivada pelo aumento de área e outros 5% pela entrada de novas empresas, o que elevou para cerca de 60% a absorção líquida, acima dos 53% médios registados em 2017».

As empresas de TMT’s e Utilities representaram 37% da área de escritórios tomada, seguidas pelas empresas de Serviços Financeiros, com um peso de 22%. Destaque para a Nova Zona de Escritórios, eixo em torno da 2ª circular, Campo Grande e Praça de Espanha, que concentrou 37% da ocupação.

Mariana Rosa nota ainda que «o volume de ocupação neste início do ano confirma o dinamismo do mercado e está alinhado com a ocupação média mensal observada em 2017». E alerta que «a escassez de edifícios novos e de qualidade é atualmente uma questão crítica que começa a limitar os níveis de atividade. Por isso, o ano de 2018 terá de ser um ano muito criativo na tentativa de continuar a responder à procura das empresas, que não dá mostras de abrandar. É urgente avançarmos para o desenvolvimento de novos edifícios de escritórios».