Empresas ocuparam 83.000 m² de escritórios em Lisboa até junho

Empresas ocuparam 83.000 m² de escritórios em Lisboa até junho

 

Em junho, a absorção e escritórios no mercado de Lisboa cifrou-se em 13.069 m2, voltando a equilibrar o volume de ocupação do acumulado do ano, depois de um mês de maio mais fraco. Traduzindo um crescimento mensal de 55% na área absorvida, este desempenho foi influenciado pelo aumento do número de operações (23 negócios), com a área média por transação a reduzir para 568 m2 face aos 789 m2 apurados para o acumulado do ano.

O setor de “Serviços a Empresas” foi o mais dinâmico na tomada de espaço em junho (41% do total mensal), seguido das empresas de “TMT’s & Utilities” (24%) e Serviços Financeiros (16%). Nas contas anuais, são também os dois primeiros setores a dominar, com pesos de, respetivamente 37% e 22%.

Em termos de destinos preferenciais para a instalação das empresas, a zona 3 (novas zonas de escritórios) lidera a ocupação no total do ano (23% da ocupação), com as zonas 1, 2 e 6 (nomeadamente Prime CBD, CBD e Corredor Oeste) com pesos semelhantes em torno dos 17% a 18%. Em junho, a zona 3 também liderou a procura (32% do take up mensal), seguindo-se as zonas 2 e 6 (18%).

Para Mariana Rosa, Diretora de Office Agency da JLL, «a atividade mantém-se dinâmica, refletindo a confiança das empresas e o contexto económico favorável. Contudo, o mercado poderia estar muito mais forte, já que a base da procura é muito mais vasta do que a área efetivamente contratada. A grande limitação é encontrar oferta disponível adequada às necessidades das empresas e, apesar de se começar a denotar resposta dos promotores com novos projetos de escritórios em Lisboa, o pipeline é ainda muito reduzido face à procura. É urgente encontrar respostas mais imediatas no mercado, incluindo soluções de renovação ou reconversão de espaços».