Empreitadas de obras públicas estão em queda há 8 meses

Empreitadas de obras públicas estão em queda há 8 meses

 

No mês de agosto o total de concursos promovidos registou uma quebra de 24%, comparativamente ao período homólogo de 2017. O registo consta do último Barómetro das Obras Públicas, da AICCOPN, que assinala um ciclo de oito meses de quebras consecutivas.

O total de contratos celebrados no âmbito de concursos públicos e reportados no Observatório das Obras Públicas nos primeiros oito meses de 2018 foi de 954 milhões de euros, mais 13% face a 2017. O Barómetro refere que «desta forma, e apesar de se verificar um comportamento positivo face ao andamento dos contratos promovidos, a verdade é que o diferencial entre ambos permanece extremamente elevado, com diferencial entre a contratação reportada e os concursos de empreitadas lançados a situar-se cerca de 643 milhões de euros, desde o início do presente ano».

Por sua vez, os contratos celebrados na modalidade de Ajuste Direto e Consulta Prévia, somaram um total de 388 milhões de euros, ou seja, registam um recuo de 25% face ao apurado no mesmo período de 2017.

O volume total de contratos celebrados e registados no Observatório das Obras Públicas até final de agosto de 2018 situa-se nos 1.437 milhões de euros, o que traduz um decréscimo de 1% em termos homólogos.