CONCURSOS PARA OBRAS PÚBLICAS AUMENTAM 90%

CONCURSOS PARA OBRAS PÚBLICAS AUMENTAM 90%

São números avançados pelo Correio da Manhã e que espelham uma retoma das obras públicas. De acordo com o periódico, o número de concursos de obras públicas aumentou mais de 90%, entre janeiro e agosto, face a igual período de 2016, e o Estado lançou concursos de obras públicas de mais de oito milhões de euros por dia.

No primeiro semestre deste ano foram lançados 9.449 novos concursos, o que representa dois mil milhões de euros. Os contratos celebrados fixaram-se nos 1,12 mil milhões de euros.

A maioria dos contratos foram celebrados por ajuste direto: 1.354 contratos, com um valor global de 64,4 milhões de euros. Já os concursos públicos representaram 257 contratos, com um valor de 115,7 milhões de euros, e os concursos limitados por prévia qualificação, nove com um valor de 9,6 milhões.

De acordo com a Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços (AECOPS), citada pelo jornal Económico, em agosto, o montante de 380,3 milhões de euros mais do que duplica o valor dos concursos relativos a agosto de 2016.