Coliseu do Porto precisa de pelo menos € 5 M em obras

Fernanda Cerqueira |
Coliseu do Porto precisa de pelo menos € 5 M em obras

O alerta foi deixado pelo presidente do Coliseu do Porto, Eduardo Paz Barroso, para quem a reabilitação da emblemática sala de espetáculos é «especialmente preocupante».

O equipamento, que este ano celebra 75 anos, precisa de obras ao nível das coberturas, do revestimento estrutural das fachadas e de consolidação dos estuques, um conjunto de intervenções que oscilará entre os «quatro a cinco milhões de euros», avançou o presidente do Coliseu, durante a última reunião do mês de abril, do Conselho Metropolitano do Porto. Importante será também a instalação de um sistema de climatização, uma melhoria que pode duplicar o valor do investimento anunciado.

«A Associação Amigos do Coliseu [que gere o espaço e tem o Ministério da Cultura, a Câmara do Porto e a Área Metropolitana do Porto como os três maiores acionistas] não dispõe de meios financeiros para fazer a obra», escreve o Porto 24 que cita Eduardo Paz Barroso. Neste contexto, o responsável relembra que «o Estado, seguramente com a participação do município do Porto, têm de desempenhar um papel importante na reabilitação do edifício», sendo que «com a ausência de medidas consistentes [relativamente à reabilitação do espaço], a atividade do Coliseu pode, em breve, ficar comprometida», alertou.