Centros comerciais continuam a dominar na hora de fazer compras

Centros comerciais continuam a dominar na hora de fazer compras

Os números são avançados pela CBRE no estudo “The Consumer Experience”, onde procura aferir as preferências dos consumidores europeus, cobrindo mais de 13 países e 13.000 consumidores do Velho Continente.

Na sua análise ao mercado português, a consultora concluiu que a esmagadora maioria dos consumidores nacionais continua a preferir fazer as suas compras em lojas físicas (85%), e que o comércio online embora seja uma tendência crescente, não ocupa as preferências de mais de 15% dos portugueses.

No entanto, o nosso país é um dos mercados onde as marcas mais utilizam as plataformas de social media para interagir com os seus clientes, as quais são usadas por 61% dos operadores presentes em Portugal, bem acima da média europeia (49%). Para os consumidores portugueses, o Facebook é a melhor rede social no que respeita à interação direta com as marcas (59%).

Olhando para a restauração, mais de dois terços dos portugueses (69%) procuram espaços de serviço rápido mas com uma qualidade superior à das cadeias de Fast Food. A Irlanda é o único país europeu onde esta tendência é ainda mais vincada (75%).

Comentando os resultados deste estudo, e a sua utilidade para que as marcas se possam adaptar “às necessidades e exigências dos seus consumidores, bem como às alterações nos mercados”, o diretor de Agência da CBRE, Carlos Récio, sublinha ainda que o documento “proporciona uma visão detalhada dos hábitos de consumo dos portugueses, que se distinguem de forma clara dos restantes países europeus”.