Casas são 17% a 35% mais baratas fora do concelho do Porto

Casas são 17% a 35% mais baratas fora do concelho do Porto

A Confidencial Imobiliário apurou que o preço médio de venda das casas no Porto situou-se, em 2016, nos 1.265 euros/m², um prémio de 17% face ao nível médio dos preços das casas vendidas no concelho de Matosinhos, e 35% a mais que as médias de Vila Nova de Gaia ou da Maia.

No âmbito do SIR – Sistema de Informação Residencial da Ci, pode verificar-se que o Porto tem o preço de venda médio mais elevado do Grande Porto, seguido pelos 1.053 euros/m² de Matosinhos, e pelos 830 euros/m² registados em Gaia e na Maia

São estes os concelhos da Área Metropolitana do Porto mais ativos em termos de transações habitacionais, concentrando a maioria das vendas reportadas ao SIR em 2016, num total de 1.554 unidades transacionadas.

Só o Porto concentrou cerca de 1/3 das transações de casas do ano passado. Matosinhos, Gaia e Maia tiveram quotas de 15% a 19% das vendas.

A Confidencial Imobiliário nota também, no âmbito do Índice de Preços Residenciais, que o preço das casas no Grande Porto estabilizou no último trimestre do ano passado, face a igual período do ano anterior, com um crescimento residual de 0,1%.