Candidaturas ao IFRRU estão oficialmente abertas

Candidaturas ao IFRRU estão oficialmente abertas

 

Trata-se de um instrumento financeiro criado no âmbito do Portugal 2020, destinado a operações de reabilitação urbana incidentes nas Áreas de Reabilitação Urbana delimitadas pelos municípios, e que vai disponibilizar cerca de 1.400 milhões de euros para o investimento em reabilitação urbana.

Estas operações incluem edifícios de vários usos e soluções integradas de eficiência energética mais adequadas, num financiamento total por operação até 20 milhões de euros, em qualquer região do país. 

Podem concorrer todos os tipos de beneficiários, sejam pessoas singulares ou coletivas, públicas ou privadas. Este financiamento é proveniente de todos os programas operacionais regionais do Portugal 2020 (PO Norte 2020, PO Centro 2020, PO Lisboa 2020, PO Alentejo 2020, PO CrescAlgarve 2020, PO Açores 2020, PO Madeira 14-20) e do PO SEUR) e, ainda, de empréstimos contraídos, para este efeito, pelo Estado junto do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB), juntamente com as verbas disponibilizadas pelos bancos selecionados, que alavancam os fundos públicos.

Para o IFRRU, «a concretização deste passo evidencia o empenho na disponibilização de meios que permitam a revitalização das cidades, contribuindo, consequentemente, para a criação de habitação, atração de novos residentes para áreas urbanas que atualmente se encontram degradadas e a criação de emprego, estimulando a atividade económica», pode ler-se em nota de imprensa.

A informação completa sobre o pedido de financiamento através do IFRRU está disponível aqui.

 

Governo apresenta IFRRU na Semana da Reabilitação do Porto

O IFRRU 2020 será oficialmente apresentado durante a V edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto.

A 6 de novembro, o primeiro dia do evento, decorre no Palácio da Bolsa esta sessão de apresentação, que conta também com a presença do Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.

Os representantes das entidades financeiras que apoiam o programa vão também marcar presença neste evento.

Saiba mais sobre a Semana da Reabilitação Urbana do Porto no site do evento, onde pode garantir a sua presença.