Câmara do Porto quer exercer direito de preferência sobre dois imóveis

Câmara do Porto quer exercer direito de preferência sobre dois imóveis

 

De acordo com a Lusa, a Câmara do Porto vai discutir já na reunião do dia 4 de setembro, uma proposta do autarca portuense, Rui Moreira, que propõe a aquisição de dois imóveis, localizados no centro da cidade, e em que deverá ser assegurada a «manutenção dos contratos de arrendamento existentes».

Em causa estão um imóvel situado na Rua de Costa Cabral, na freguesia de Paranhos, e outro na Rua Santo Ildefonso, na União de freguesias do Centro Histórico, aquisições orçadas em 785 mil euros e 650 mil euros, respetivamente. Além da aprovação da Assembleia Municipal, esta aquisição está dependente do visto prévio do Tribunal de Contas.

 

Câmara quer alargar turismo do Centro Histórico à Foz Velha

 

Na reunião do dia 4 de setembro, vai estar em discussão, também, uma proposta de delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) da Foz Velha. O texto daquela proposta, citado pela Lusa, aponta «um conjunto de problemas e fragilidades em vários domínios, como sejam a degradação de parte do edificado» e confronta-se «com situações de vulnerabilidade social (…) frequentemente associadas a más condições de habitabilidade (…)». Embora afastada do centro da cidade, a Foz Velha, «pode ser positivamente influenciada pelas novas dinâmicas urbanas e económicas que se fazem sentir na Baixa do Porto, afirmando-se como um pólo de dinamismo alternativo que permita, nomeadamente, reduzir a pressão do turismo no centro».