Aumenta o emprego na construção

Aumenta o emprego na construção

De acordo com os números da FEPICOP, o setor da construção em Portugal contava à data com 303.700 trabalhadores, o «melhor trimestre inicial dos últimos 5 anos» em termos de emprego.

Em comunicado de imprensa, a FEPICOP nota que «o aumento do número de trabalhadores da construção neste período, mais 16 mil, representou 11% do acréscimo do emprego total da economia, o qual evoluiu de forma positiva até março: +3,2%. Verificaram-se, igualmente, sensíveis decréscimos no desemprego (-18,2% em termos homólogos) e na taxa de desemprego, que, ao descer para os 10,1%, atingiu o valor mais baixo desde o início de 2011», cita o Idealista.

Para a FEPICOP, o crescente dinamismo do mercado imobiliário, bem como alguma animação nas obras públicas, explicam estes resultados mais positivos. Até final de abril, os valores dos concursos de obras públicas promovidos cresceram 69% em termos homólogos, e os montantes dos contratos já celebrados subiram 77% face aos 4 primeiros meses do ano passado. A federação arrisca-se a prever que «estes sinais de recuperação indiciam que o investimento público poderá vir a acompanhar, já em 2017, a tendência positiva do investimento privado».