Ampere Energy chega a Portugal em parceria com a Casais

Ampere Energy chega a Portugal em parceria com a Casais

Prometendo uma poupança efetiva de mais de 50% na fatura de eletricidade, os sistemas da Ampere destinam-se a consumidores particulares ou empresas, que passam a assumir o controlo integral da sua energia através de um sistema inteligente de gestão em cloud. Permitem usufruir da energia solar 24h por dia, ou comprar à rede quando necessário em períodos horários em que a eletricidade é mais barata. Segundo a Ampere, o investimento é recuperável em 7 a 10 anos e permite um retorno de 6% a 12% ao ano.

Para a Ampere, Portugal é um «mercado apetecível» e «extremamente competitivo nesta área. É um dos países com maior radiação solar da Europa, além de estar na linha da frente a nível europeu no que diz respeito à implementação das energias renováveis», nota Vicente López-Ibor Mayor, Chairman da Ampere Energy. Para este responsável, a parceria com a Casais «dá-nos garantias de sucesso pelo know-how acumulado da Casais e pelo potencial do mercado português». Durante a apresentação desta parceria durante a Tektónica, Ander Muelas, CEO da Ampere Energy, lembrou que este se trata de «um novo modelo energético» que «dá protagonismo aos usuários e aumenta a penetração das energias renováveis».

António Carlos Rodrigues, CEO da Casais, nota que «na área da edificação, cada vez mais temos de olhar de forma holística para aquilo que construímos. Introduzir eficiência na construção e na utilização é o desafio». E para a Casais «a Ampere surge como ferramenta para atingir esse objetivo», já que «permite tornar o edifício mais eficiente» numa altura em que «a Casais está focada em construir edifícios que respondam à visão dos clientes. Olhar para o custo de investimento inicial é uma parte, mas olhar para os custos de exploração é a outra parte que cada vez tem mais peso», defende. E, notou na mesma ocasião, «temos de ter as ferramentas para materializar o que queremos».

Os equipamentos comercializados pela Ampere variam entre o Sphere, Square, Tower, Rack ou Ship, com capacidades de carga de 3kWh a 12kWh para o setor residencial a pequena indústria, e até aos 6MWh no caso das soluções de grande carga.

A Ampere  Energy Portugal tem ainda uma parceria com a Galp, segundo a qual as poupanças proporcionadas com estes sistemas podem ser potenciadas com uma tarifa de eletricidade exclusiva para clientes Ampere que optem pela Galp para o fornecimento de eletricidade, com um desconto inicial de 6% ou 10% no período de vazio a acrescentar aos 30% de desconto sobre o termo fixo.

Casa Eficiente entra em vigor no início do 2º semestre

José Mendes, secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, lembrou durante esta sessão na Tektónica que «há sinais que vão acontecendo e têm reflexo no mundo empresarial, as empresas diversificam e oferecem novas soluções», numa altura em que é necessário «descarbonizar o planeta e a economia». E «todos temos de nos mobilizar».

Nesse sentido, lembrou os programas «com forte componente de eficiência energética» que o Governo está a dinamizar, entre os quais o Casa Eficiente 2020, que segundo o governante está a ser finalizado e «entra em vigor no início do 2º semestre».