Airbnb tem proposta alternativa à autorização dos condomínios

Airbnb tem proposta alternativa à autorização dos condomínios

 

A proposta é feita em plena discussão de alterações à lei do alojamento local em Portugal, e uma das propostas em cima da mesa inclui a autorização dos condomínios. Ao Expresso, Chris Lehane, diretor de política global da Airbnb, garante que esta medida pode ser menos extrema.

Já é aplicada em várias cidades americanas, como em Chicago ou Nova Orleães, onde «os próprios vizinhos podem queixar-se do barulho ou outros problemas no nosso website, e a partir de três queixas num ano o Governo de Chicago fala connosco e a casa é imediatamente retirada da plataforma», explica ao Expresso.

«Na Europa nunca houve muito interesse nisto e Portugal poderá ser o primeiro país onde o podemos vir a fazer. Mas para pôr isso em prática tipicamente precisamos do Governo a trabalhar connosco e a dizer onde há queixas. E funciona, porque as pessoas são incentivadas a comportarem-se. Não quero falar pelo Governo português, mas nós podemos fazer isso e estamos disponíveis para falar sobre o assunto, se for necessário», garantiu.