Airbnb gerou mais de € 1.07 mil milhões em Portugal

Airbnb gerou mais de € 1.07 mil milhões em Portugal

A Airbnb calculou pela primeira vez o seu impacto económico em todo o território português, um impacto que a plataforma online de reserva de alojamentos turísticos estima em 1,07 mil milhões de euros no ano passado. Aqui se inclui não só os 166 milhões de euros de receitas diretas de alojamento para os anfitriões (associados a 1,6 milhões de hóspedes), mas também os gastos dos turistas (calculados a partir das informações facultadas nos inquéritos da Airbnb).

Neste estudo, Lisboa destaca-se com 718 mil hóspedes e que geraram uma faturação de 72 milhões de euros para os proprietários dos imóveis, em 2016. Segundo um inquérito da Airbnb, os hóspedes que ficaram alojados em Lisboa gastaram ainda 404 milhões de euros, deixando um impacto na economia lisbonense na ordem dos 476 milhões de euros.

O Expresso online assinala que a Airbnb já entregou à Câmara Municipal de Lisboa 2,8 milhões de euros em taxas turísticas desde maio de 2016. Entre maio e dezembro de 2016 entregou à Câmara de Lisboa 1,74 milhões de euros (pela coleta da taxa de um euro por pernoita) e no primeiro trimestre de 2017 mais 1,1 milhões.