AHP dedica workshop ao mercado chinês

AHP dedica workshop ao mercado chinês

Esta iniciativa, organizada em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, decorreu no Lisbon Marriott Hotel, reunindo mais de 120 participantes, que aqui tiveram oportunidade de debater temas como a promoção de Portugal no mercado chinês, o perfil do turista chinês ou a importância da diferenciação.

Cristina Siza Vieira, presidente da Direção Executiva da AHP, comentou na ocasião que nos últimos 3 anos o número de hóspedes chineses em Portugal mais do que duplicou, o que atribui a uma «importante estratégia de captação de turistas chineses desenvolvida pelos organismos estatais portugueses».

Miguel Moraes, Head of Trade Marketing do Turismo de Portugal, marcou também presença nesta ocasião, apresentando os vários projetos que este organismo tem vindo a desenvolver junto do mercado chinês.

A China é o primeiro mercado emissor a nível mundial, representando em 2016 cerca de 137 milhões de turistas. Em Portugal, são o 14º mercado emissor e o 18º em termos de dormidas. No ano passado, o número de turistas chineses no nosso país terá alcançado os 182.958, mais 19,5% face ao ano anterior. «Dentro de alguns anos, e se a China continuar a crescer como tem crescido, é provável que atinja o top 10 do mercado nacional», notou Miguel Moraes. 

Uma das principais conclusões deste workshop foi a necessidade de adaptar a oferta a este mercado, e prolongar a estada média, por exemplo, pequenos almoços ajustados aos hábitos alimentares chineses, disponibilizar chaleira no quarto, entre outros pormenores. A nova ligação aérea direta à China foi também abordada enquanto oportunidade de aproximação entre os dois mercados.