6º Fórum da PTPC debateu ‘Construir o presente – criar o Futuro’

6º Fórum da PTPC debateu ‘Construir o presente – criar o Futuro’

 

Rita Moura, Presidente da PTPC / Cluster AEC, falava durante 6º Fórum da Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC), num encontro em que o Presidente do IMPIC, Fernando Silva, apontou o impacto da última alteração ao Código dos Contratos Públicos, explicando que «o quadro legal nacional já está adaptado à construção do futuro, sendo agora fundamental sensibilizar todos os agentes, públicos e privados».

Em comunicado a PTPC assinala também a intervenção do Engº Menno de Jonje, Diretor de Construção Digital do Royal BAM Group que traçou o panorama atual da indústria da Construção na Europa. «6% do PIB global vem da indústria da construção, mas, por outro lado, cerca de 40% das emissões de CO2 provêm também da indústria da construção» e que «esta indústria consome cerca de 50% dos recursos naturais anuais», referiu sublinhando que «é fundamental a aplicação de uma construção inteligente, alinhada com a economia circular do século XXI – porque apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, esta é das áreas de negócio com o menor nível de digitalização». «Com o BIM obtêm-se uma melhor colaboração entre todos os stakeholders envolvidos no processo de construção, permitindo alcançar poupanças na ordem dos 13% a 21% na fase de design e 10% a 17% na fase de construção».

Este fórum foi também o palco escolhido pela PTPC para apresentar o recém-criado Cluster AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção, a sua estratégia e projetos a desenvolver até 2020, bem como o seu alinhamento com os princípios e conceitos da Indústria 4.0 e da Construção Circular. Durante o encontro decorreu também a entrega do ‘Prémio Excelência BIM 2017’, pelo Prof. Aguiar Costa, Presidente CT 197, do Instituto Superior Técnico.