36% dos projetos candidatos ao PNRU são de Lisboa

36% dos projetos candidatos ao PNRU são de Lisboa

A capital concentra 30 projetos de vários usos, entre habitação (o mais expressivo, com 17 projetos), comercial e serviços ou turismo, abrangendo zonas da cidade como a Baixa, o Chiado, Estrela, Lapa, Belém, Avenidas novas, Cais do Sodré, Lumiar ou a zona da Avenida da Liberdade. O Porto segue-se em termos de representatividade, com 33% dos projetos, ficando os restantes 31% distribuídos pelos outros 20 concelhos do país candidatos à edição deste ano.

A V edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi, registou este ano um total de 83 candidaturas, mais 38% que no ano passado, sendo de assinalar a maior diversidade de regiões do país. 41% dos projetos na corrida ao galardão são de uso habitacional, 25% de uso comercial e serviços, 19% de equipamentos sociais e 15% de turismo.

Os vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana serão conhecidos numa cerimónia de gala a realizar no próximo dia 29 de março, no antigo Museu dos Coches, em Belém, espaço cedido para o evento no âmbito do Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido à iniciativa através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana integra-se na agenda da IV Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que decorre na próxima semana, de 27 de março a 2 de abril, no Cineteatro Capitólio – Parque Mayer. Este ano, tem o apoio institucional da SECIL à iniciativa, à qual a empresa se associa de forma alargada. A iniciativa conta também com os patrocínios platina da Schmitt+Sohn Elevadores, da CGD e da Aguirre Newman. Nos patrocínios ouro, renovam o apoio a Revigrés e a Sanitana, juntando-se à nova edição a SRS Advogados. O IMPIC, a CPCI, a Ordem dos Arquitectos, a União das Misericórdias Portuguesas, a APPII e a ALP renovam também o seu apoio institucional ao evento, que conta com o Idealista como portal oficial.