Fundo Soberano de Angola investe $180M no porto de águas profundas do Caio

Fundo Soberano de Angola investe $180M no porto de águas profundas do Caio

Um comunicado divulgado esta semana, citado pela Macauhub, nota que a construção será levada a cabo em 2 fases, a primeira das quais dará origem a um terminal de 630m de comprimento, ligado à costa através de uma ponte com 2km de extensão. O canal de acesso terá 15m de profundidade, e o terminal de acesso 14m, sendo que a nova infra-estrutura terá um estaleiro naval moderno, porto seco e zona industrial e franca. A construção será levada a cabo por uma empresa chinesa.

José Filomeno dos Santos, presidente do Fundo, avançou que este investimento deverá gerar 20.000 postos de trabalho: «os investimentos no sector industrial e nas infra-estruturas de apoio ao comércio na região a sul do Saara têm apresentado elevados índices de lucro e resistência aos riscos associados aos países no continente africano». Acredita que o investimento em infra-estruturas marítimas e de apoio logístico e industrial em Angola permite diversificar outros investimentos nos mercados financeiros internacionais presentes na carteira do Fundo Soberano de Angola.

Segundo a Bloomberg, o Banco de Exportações e Importações da China vai conceder um empréstimo até 600 milhões de dólares para esta construção.