Crise adia projectos imobiliários em Angola

Crise adia projectos imobiliários em Angola

 

A conclusão faz parte de uma análise recente da consultora Colliers International. Segundo o relatório Angola Snapshop, o novo governo ter vindo a lançar algumas reformas para a solidificação e diversificação da economia, diminuindo o grau de dependência da indústria petrolífera, o que tem criado expectativas positivas junto dos empresários.

No mercado de escritórios, o abrandamento da economia resultou na reestruturação de muitas empresas, que reduziram os seus quadros e a área ocupada. O stock disponível continua a superar a procura e a pressionar as rendas em baixa nos 50 a 80 dólares por metro quadrado no CBD de Luanda, a uma yield de 14% a 16%.

Na habitação e na hotelaria regista-se também uma redução da procura em angola, sobretudo dos expatriados, com a saída de várias empresas do país nos últimos anos. Uma casa em Luanda tem um custo de 3.200  a 6.000 dólares por metro quadrado atualmente, e de 2.000 a 4.500 dólares em Talatona.

 Na hotelaria, apesar de uma redução da ocupação, nota positiva para os preços, que se apreciaram nominalmente, devido à flutuação cambial.

Segundo a Colliers, o ano foi fraco em termos de investimento imobiliário, nomeadamente devido aos constrangimentos no financiamento e à escassez de divisas, o que limitou o avanço de novos projectos.