Banco de Desenvolvimento da China continua a financiar Angola

Banco de Desenvolvimento da China continua a financiar Angola

Zheng Zhije, presidente executivo do BDC, referiu esta semana que o objectivo desta parceria é «contribuir para o processo de desenvolvimento sócio-económico do país», cita a AngolaHub.

O responsável falava à margem da visita a um conjunto de obras financiadas pelo BDC, em Luanda, entre as quais o Centro de Distribuição de Água do Marçal, em fase de recuperação e ampliação, que representa um investimento de 68,5 milhões de dólares.

O BDC financia um total de 35 projectos em Angola, num valor total de 1.500 milhões de dólares. Todos eles estão em corrente execução e, até ao final do ano, deverão arrancar outras 25 empreitadas.

O financiamento do BDC já representa 46% do total dos créditos concedidos pelos bancos da China a Angola. Num comunicado oficial, o Ministério das Finanças angolano salienta que a instituição chinesa «tem sido um dos principais veículos da cooperação financeira entre Angola e a China, tendo financiado a construção e/ou reconstrução de diversas infra-estruturas, com realce para o Caminho-de-Ferro de Moçâmedes e a construção do Sambizanga».