Angola é dos países africanos com maior número de projectos acima de $50M

Angola é dos países africanos com maior número de projectos acima de $50M

 

A informação consta no “Africa Construction Trends” agora publicado pela Deloitte, segundo o qual Angola foi responsável por 14,6% do total de projectos desta região, e Moçambique por 13,6%.

A lista é liderada pela África do Sul, com uma quota de 35,9%. Inclui África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Madagáscar, Malaui, Maurícias, Moçambique, Namíbia, eSuatini (antiga Suazilândia), Zâmbia e Zimbabué. No total, foram registados 103 projectos acima de 50 milhões de euros em 2018, num valor combinado de 125.400 milhões de dólares.

O sector dos transportes lidera com 32% dos projetos da região, seguido pelo sector imobiliário, com 25%. A energia, no entanto, lidera no valor, representando 42.400 milhões de dólares.

Cerca de 70% destes projectos são promoções públicas, 30% financiados pelo Governo. A China é um dos principais financiadores, ocupando a segunda posição, e financiando 21% do montante total, segundo a Macauhub. As empresas chinesas concentram-se em Moçambique, com 7 projectos, e em Angola, com 6 projectos.