Av. Marginal n. 6912 r/c | 2765-587 Estoril
Número telefone: +351 214 682 493
Email: ac@contactoatlantico.com
Website: http://www.contactoatlantico.com
1996
A Contacto Atlântico é uma empresa de Arquitectura fundada em 1996 pelo Arq. André Caiado. Destacamo-nos pela excelência e eficiência na realização de projectos de Arquitextura. Com uma equipa experiente em Arquitectura, Engenharia, Design de Interiores e Paisagismo, asseguramos a compreensão de todos os aspectos essenciais ao desenvolvimento dos projectos residenciais, espaços de trabalho, hotelaria, saúde e planeamento urbano. Orgulhamo-nos de estar na vanguarda, utilizando ferramentas inovadoras como BIM, 3D (VR) e construção sustentável (NZEB).
André Caiado
Arquitecto | Fundador
Arquitecto | Fundador
Lisboa
O Quarteirão do Rossio divide a Praça D. Pedro IV e a Praça da Figueira, culminando na Baixa Pombalina. A nossa proposta salvaguarda a linguagem pombalina e o património existente, assegurando condições técnicas e funcionais modernas. Novas funções comerciais promovem o uso do edifício e requalificam o centro da cidade.
O imóvel insere-se no segmento edificado da Avenida 5 de Outubro contíguo aos terrenos da Feira Popular. A proposta de intervenção define-se pela franca alteração das fachadas existentes, pela remodelação dos interiores, pela criação de espaços comerciais no piso térreo e pela alteração do uso dos pisos superiores para habitação. A reorganização interior pretende otimizar a distribuição funcional, e a intervenção ao nível do logradouro procura a ampliação da área descoberta para criação de zonas comuns com espaços verdes de lazer, que incluem uma piscina exterior. A alteração das fachadas prevê uma solução contemporânea de expressão vertical e dinamismo compositivo, renovando, não só, a imagem do edifício, mas da frente de rua em que este se insere.
Em construção
A intervenção promoveu a reabilitação, com alteração interior e ampliação, de um edifício do início do século XX com interesse cultural. O interior do edifício existente foi reorganizado visando adequar os espaços às necessidades do uso residencial. O novo volume articula-se com a construção primitiva criando novos espaços complementares ao programa de habitação multifamiliar, assumindo uma arquitetura contemporânea que se distingue da existente, respeitando-a e enriquecendo-a. A intervenção reformulou, ainda, o espaço exterior para criação de francas áreas verdes de lazer, servidas por uma piscina generosa com vista ampla sobre a envolvente e o mar.
Concluído