×

TRANSFORMAÇÃO URBANA: COMO ACELERAR A MUDANÇA?

Ver Revista >>

As Cidades são o nosso ponto de encontro!

As cidades são as grandes catalisadoras de geração de riqueza, atraindo população, capital e inovação!

Entre as autoridades de gestão do território e os seus atores, só pode existir cumplicidade, relação e diálogo na permanente reinvenção do que chamamos cidade.

Uma relação que se tem de reger por princípios éticos inatacáveis, mas onde a permanente suspeição de corrupção não pode fazer refém quem governa a cidade e quem nela vive e investe.

A gestão de ocupação dos territórios da cidade é um palco de tensão e de gestão de conflitos, entre quem quer usufruir espaços verdes, entre quem já habita ou quem quer vir a habitar. Entre um turismo que gera riqueza, os que querem vir viver entre nós e os que cá estamos.

Mas a gestão dessa tensão e conflito tem de acontecer em diálogo, com os mais elevados padrões éticos, gerando os consensos possíveis!

O planeamento do território e a comunicação das políticas públicas tem que ser transparentes, guiando as oportunidades de investimento para os territórios que as autoridades de gestão sinalizam como prioritárias.

É neste contexto de desafio que apresentamos a Semana da Reabilitação do Porto, palco perfeito desta simbiose em que todos tem lugar e são chamados à discussão!

Este editorial serve um duplo e oportuno propósito! Abre as edições da Vida Imobiliária dedicada às cidades e à edição que se distribui na Semana da Reabilitação Urbana. Duas edições que ilustram o nosso contributo para um diálogo alargado, plural que todos reúne!

Não fazemos mais do que mimetizar o que é cidade! Pontos de encontro, de confluência, mas também palcos de tensão e de visões conciliáveis!

Boa leitura da presente edição da Vida Imobiliária e bem-vindos à Semana da Reabilitação Urbana!

TRANSFORMAÇÃO URBANA: COMO ACELERAR A MUDANÇA?