×

[RE]Lisboa: Palco da reabilitação urbana volta ao LX Factory para o grande debate do setor

Ver Revista >>

O futuro é continuar a reabilitar Lisboa!

Ao celebrar 11 anos a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, somos testemunhas de uma capital que tem hoje uma nova cara. Uma dinâmica que era até difícil de imaginar. Tudo aconteceu com a fileira da construção e do imobiliário que reabilitou e transfor- mou uma cidade.... Mas há muito trabalho pela frente e o futuro é continuar a Reabilitar!

O desafio mantém-se: garantir uma capital cosmo- polita, moderna, sustentável e, acima de tudo, equili- brada nas suas várias vertentes, habitação, economia ou turismo. Uma cidade que tem de continuar a ser atrativa para quem nela quer viver, trabalhar, ou sim- plesmente visitar.

Lisboa está no radar internacional, e a procura turística mantém-se em força. Um destino seguro, interessante, pujante, que continua a atrair investimento.

Faltam casas para muitos, mas há terrenos públicos disponíveis para fazer mais, novos modelos de negócio e de construção, temos privados interes- sados e vontade política para fazer acontecer a habitação acessível.

E porque é para a descarbonização que caminhamos (e temos de caminhar!), temos ainda esse esforço adi- cional. Todo o imobiliário tem de ser mais sustentável, para que as nossas cidades e economia sejam mais sustentáveis. E não há nada mais sustentável do que usar os recursos que já temos, recuperando o nosso património construído, e perceber como se constrói de forma mais eficiente.

A reabilitação urbana é o denominador comum de todos estes desafios. É através da reabilitação urbana que damos o pontapé de saída para fazer cidade. Cada edifício recuperado, cada praça renovada, é um novo fôlego para esta cidade, que se quer para todos. E ainda temos tanto por fazer!

Esta edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa coincide com os primeiros dias de uma nova legislatura, de que não estávamos à espera. Depois de um ano tão atribulado, do novo Governo o mercado espera mais estabilidade e, sobretudo, a correção dos erros do passado. O alojamento local e a iniciativa privada não podem ser crucificados pelos problemas da habitação, e todos conhece- mos bem o seu impacto na reabilitação urbana das nossas cidades. Pelo contrário, o mercado precisa de confiança. E seguimos juntos.

Boa leitura, e boa Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa!

[RE]Lisboa: Palco da reabilitação urbana volta ao LX Factory para o grande debate do setor