×

Logística e centros comerciais dão gás ao investimento no mercado português

Ver Revista >>

Centros Comerciais – Um exemplo de resiliência e profissionalismo

A presente edição da Vida Imobiliária é especialmente dedicada ao setor dos Centros Comerciais, que constitui um exemplo de resiliência e profissionalismo, aliás reconhecido de forma internacional.

Os mercados de capitais são muitas vezes influenciados por “modas” ditadas internacionalmente e influenciadas por consultores e “gurus”, que preconizam “futuros” que correspondem a visões extremadas de alguns mercados e que, muitas das vezes, não só têm generalizações muito enviesadas como se revelam profundamente erradas.

Na verdade, nos EUA e numa realidade anglo-saxónica, o impacto do e-commerce foi largamente amplificado, com muitos “arautos” a ditar o declínio do comercio físico e a morte aos centros comerciais. Os investidores assustaram-se e fugiram literalmente do investimento em centros comerciais, levando a uma subida de “yields” e a uma redução dos volumes de transação de centros comerciais um pouco por toda a Europa.

O segmento estrela do mercado de investimento por tantos anos, de repente era quase encarado como sinónimo de ativos tóxicos!

Mas, a realidade ibérica é bem demonstrativa do contrário!

Com profissionalismo, os centros comerciais souberam ultrapassar os anos difíceis de pandemia, e, entretanto, não só recuperaram como já ultrapassam os anos pré-Covid em volumes de vendas e de rendas, apresentando-se melhor e com a maior dinâmica de sempre!

Em 2024, as transações de grandes e médios centros comerciais regressaram, dando normalidade a um mercado de investimento que sempre teve um grande impacto e relevo na atração de investidores internacionais a Portugal.

O pequeno-almoço debate que organizámos com os protagonistas do setor, aliás iniciativa que desenvolvemos em paralelo em Portugal e em Espanha, demonstra que os Centros Comerciais estão bem de saúde e representam um dos segmentos mais dinâmicos e profissionais do nosso mercado imobiliário!

Muito obrigado por nos acompanhar nesta leitura da presente edição da Vida Imobiliária!.

Logística e centros comerciais dão gás ao investimento no mercado português