Investir em habitação no século XXI: os novos desafios
Ver Revista >>Temos de construir mais.... não há outra solução!
Na presente edição da Vida Imobiliária lançamos uma ampla reflexão sobre o mercado de habitação em Portugal, debatendo com muitas das personalidades do setor que fazem a notícia.
Com os valores da habitação numa escalada contínua, a única solução é mesmo a mais difícil – Construir mais habitação. Não há mesmo outra forma.
O diagnóstico está feito há muito e reúne amplo consenso político, apenas faltam as medidas. A frente fiscal é a mais difícil e importante. O IVA a 6% é um imperativo para o qual é necessária coragem, mas mesmo que seja uma redução temporária ela é essencial.
O anterior Governo já tentou esta medida, numa forma reduzida apenas para a habitação acessível, numa formulação que vem introduzir dúvida nas interpretações futuras da Administração Tributária.... Os promotores têm vasta experiência desta realidade.
Seria excelente que um Governo renovado tivesse a coragem de dar confiança à fileira para avançar com um IVA a 6% para toda a construção nova e reabilitação, mesmo que para um período limitado no tempo, como medida de impacto e de urgência para lançar nova oferta no mercado.
Aliviar o que é o estrangulamento do licenciamento é outra medida de grande impacto. Uma plataforma de licenciamento única para todo o país, por forma a harmonizar procedimentos e um aprofundar da reforma do Simplex do Licenciamento Urbano são medidas urgentes.
Os diagnósticos estão feitos, a fileira está pronta a responder, os promotores estão capitalizados e a banca disponível para financiar. Um sinal de apoio e de confiança de quem nos governa seria da máxima importância e uma vitamina essencial ao crescimento económico!