HABITAÇÃO: UM MOMENTO DE VIRAGEM?
Ver Revista >>Com otimismo... mas a precisar de decisões urgentes!
O mercado imobiliário residencial continua a viver um momento positivo e de resiliência. Depois de trimestres com o volume de transações a descer, regressa um otimismo moderado ao mercado, com uma valorização mais comedida, mas constante, e o número de transações a voltar a subir
A recuperação de rendimentos que se tem verificado nos últimos dois anos, acompanhado de uma mitigação fiscal e um nível de emprego elevado, justificam o ânimo da mediação e a confiança na evolução do mercado.
Se o lado da procura continua a não ser um problema, a questão é o volume de oferta que chega ao mercado!
Damos notícia nesta edição das medidas do Governo para “Construir Portugal”. O diagnóstico está feito, todos sabemos o que tem de ser feito.... Mas ainda não sai de “power point”.
E o que está no “Construir Portugal”, sendo de forma genérica boas medidas, tem um efeito imediato terrível! Congelar o lançamento de mais projetos e de mais oferta!
A medida mais importante de todas é a redução do IVA. Aceite, mas com calendário incerto. Uma medida com um impacto brutal em qualquer equação de promoção imobiliária e com capacidade de pausar o ânimo do lançamento de novos fogos.
A segunda medida é a revisão do Simplex. Se os municípios ainda se estão a ajustar, e por isso a licenciar de forma mais demorada, o anúncio da revisão não vai melhorar o estado da situação!
A emergência é a palavra de ordem! Ou seja, uma vez anunciadas as medidas, ou são concretizadas em tempo útil ou são mais um fator de paralisia de mercado do que da sua dinamização.
Vivemos tempo de urgência em tomar ação!