×

Guia Exclusivo dos Fabricantes de Janelas Eficientes 2023/24_

Ver Revista >>

Mais conforto e eficiência energética nos edifícios portugueses

Portugal tem vindo a firmar sucessivos compromissos, quanto ao alcance da neutralidade carbónica, até 2050. Para isso, foi definida uma trajetória de descarbonização, assente no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 e definida no Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC 2030). Mais um plano com objetivos muito ambiciosos, destacando-se a importância do combate à pobreza energética, a qual constitui um problema complexo com várias dimensões, mas que assenta numa base comum no nosso país: a má qualidade construtiva das habitações, aliada aos baixos rendimentos dos portugueses, os quais não permitem realizar as obras de renovação que garantam as condições de conforto térmico exigíveis no século XXI.

Neste sentido, é extremamente importante que tenha sido aprovado, em janeiro, uma nova estratégia: a Estratégia de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2023-2050 (ELPPE) que assenta num eixo estratégico de atuação, extremamente importante para Portugal, para os portugueses e para a atividade da fileira da construção e dos materiais de construção: a promoção do conforto e sustentabilidade energética e ambiental das habitações. Além disso, a complementaridade com a Estratégia de Longo Prazo para a Reabilitação Energética dos Edifícios (ELPRE PT), exige a definição de novas políticas e medidas públicas que permitam uma execução ambiciosa dos seus objetivos.

Com estes instrumentos estratégicos, Portugal tem todas as condições para melhorar o parque edificado, continuando a desenvolver a economia portuguesa. Dispomos dos Planos e Estratégias adequadas para dar suporte à execução de novas políticas públicas mais ambiciosas que tenham, como objetivo, também nestas áreas, melhorar a vida de todos os portugueses.

Finalmente, é necessário sublinhar a excelência das empresas portuguesas do setor das janelas, portas e fachada eficientes, presentes neste novo Guia das Janelas Eficientes. O objetivo principal deste Guia, continua a ser a promoção e a divulgação das vantagens das janelas, portas e fachadas eficientes e o seu enorme contributo para obter mais conforto e eficiência energética nos edifícios portugueses.

Guia Exclusivo dos Fabricantes de Janelas Eficientes 2023/24_