Governo aprova “o grande choque na habitação"
Ver Revista >>O futuro das cidades num novo ciclo autárquico
A presente edição da Vida Imobiliária acontece no momento de tomada de posse dos autarcas eleitos. Um novo ciclo que se abre para muitas cidades portuguesas, com umas eleições onde o tema da habitação foi tema central na disputa eleitoral.
Discutir o equilíbrio entre os atores públicos e privados é central na discussão do mercado imobiliário. Só uma verdadeira colaboração entre uma regulação inteligente, os promotores e os investidores permitem o desenvolvimento de cidades inteligentes, conectadas e que promovem o bem-estar das populações.
Aliás, ao fim de 50 anos de democracia autárquica é fácil de fazer a leitura das cidades vencedoras e as que perderam influência, qualidade de vida e capacidade económica. Curiosamente, a valorização imobiliária e a sua evolução são um bom indicador do sucesso das cidades.
Sem nenhuma surpresa, são as cidades bem governadas que atraem mais investimento, os operadores mais internacionais e que naturalmente mais valorizam. Na realidade, o mercado imobiliário é um excelente posto de observação dos fenómenos e dinâmicas económicas e sociais, fornecendo muitas das métricas para avaliar a qualidade da governação!
Nesta edição da Vida Imobiliária trazemos uma reflexão sobre a relação público-privada nas cidades. No atual momento de mercado, onde vivemos no meio de um turbilhão legislativo, tenho particular gosto na revista que de seguida apresentamos!
Boa leitura!
António Gil Machado