×

ENTREVISTA À MINISTRA DA HABITAÇÃO: MARINA GONÇALVES

Ver Revista >>

A PRIMEIRA CONVENÇÃO APEMIP | IMOCIONATE

por: PAULO CAIADO, PRESIDENTE DA APEMIP

A atividade imobiliária está caracterizada por grande diversidade em múltiplos domínios, redes imobiliárias, empresas familiares, consultoras internacionais, estruturas de diferentes dimensões, empresas especializadas em determinados segmentos de clientes, outras especializadas em determinados segmentos de produtos, entre tantas e tantas diferentes particularidades que caracterizam as empresas imobiliárias em Portugal.

Se por um lado esta diversidade conduz muitas vezes a diferentes estratégias comerciais e operacionais, temos todos, felizmente, maior consciência dos inúmeros aspetos transversais que estão além das diferenças que também nos caracterizam.

Certificar em termos de conhecimento e boas práticas todos os que estão nesta atividade bem como reconhecer determinado código de ética e deontológico como aquele em que nos revemos.

Cultivarmos maior proximidade entre empresas concorrentes incrementando a partilha de negócios imobiliários será indispensável e será também resultado de um melhor ambiente de confiança entre diferentes empresas.

Uma melhor cultura de relacionamento entre empresas concorrentes passará por direcionar os aspetos competitivos para o mercado, para os clientes, e não para os recursos operacionais de cada operador.

Precisamos de ter a capacidade para incorporar as melhores soluções tecnológicas, protegendo do domínio relacional e não alimentando soluções que num futuro próximo poderão converter-se em sérias ameaças aos nossos diferentes modelos de negócio.

Quando decidem vender ou comprar um imóvel há cada vez mais pessoas a recorrerem à mediação imobiliária. Isto acontece porque, por um lado, há muito maior conhecimento dos riscos e disfuncionalidades possíveis quando particulares procuram realizar transações imobiliárias entre si, e também porque há cada vez maior reconhecimento do bom nível de desempenho das empresas e dos agentes imobiliários.

É por estes diferentes motivos, entre outros, que a Convenção APEMIP | IMOCIONATE é tão relevante. Não basta acharmos que o domínio relacional não pode ser substituído pela tecnologia, é preciso dar dimensão prática à necessidade e às vantagens de sairmos das rotinas do dia-a-dia para nos encontrarmos e conversarmos sobre o nosso futuro profissional.

ENTREVISTA À MINISTRA DA HABITAÇÃO: MARINA GONÇALVES