Empresas querem mais serviço e experiências nos escritórios
Ver Revista >>Escritórios, um mercado em transformação com investidores receosos
Os tempos de pandemia aceleraram transformações na nossa sociedade, sendo o teletrabalho provavelmente a de maior impacto. As pessoas aceitaram um modelo híbrido permitindo trabalho em casa e no escritório.
Em muitos mercados internacionais, nomeadamente em grandes metrópoles, o teletrabalho ganhou mais adeptos e tem sido um alerta as notícias de edifícios que ficam devolutos e levam os edifícios a perder valor de forma generalizada. Uma realidade que assusta investidores institucionais e, consequentemente, está a levar a uma subida de yields e a uma redução na transação de edifícios de escritórios um pouco por todos os mercados mais desenvolvidos.
Mas acho a realidade que vai mostrar mais equilíbrio e que os receios de desvalorização destes ativos são exagerados.... já vimos o mesmo fenómeno nos centros comerciais e ativos de retalho há cerca de cinco anos! Por regra, os investidores reagem acima da realidade do mercado....
Os espaços de trabalho estão a mudar? Muito! Focam-se mais no bem-estar e na socialização dos colaboradores e são hoje mais “hospitality places” do que puros espaços de trabalho.
Significa na realidade uma oportunidade para a requalificação de muitos edifícios que foram usados como espaços de escritórios, mas que ficaram obsoletos. E, a procura de habitação no centro das nossas cidades acelera este fenómeno, que já se vem assistindo!
Mas ao mesmo tempo que edifícios mais antigos perdem o seu uso, uma nova oferta muito qualificada e adaptada aos novos hábitos de trabalho surge no mercado com valores de renda recordes. Algo que foi uma realidade do mercado de escritórios em Lisboa e Porto em 2023, com um importante pipeline em construção e valores de arrendamento a bater recordes de muitos anos!
A edição da Vida Imobiliária que apresentamos dedicada ao mercado de escritórios é um documento que retrata bem um mercado em evolução a acelerada transformação!
Desejamos a todos uma boa leitura!