Na edição em que celebra 10 edições, a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa é testemunha de um enorme dinamismo da cidade de Lisboa. O turismo e o investimento internacional operaram uma verdadeira revolução, que significa riqueza, emprego e vida. Passear entre o Terreiro do Paço e o Príncipe Real, hoje e há 10 anos, é uma viagem no tempo que se impõem para perceber e compreender o enorme caminho que fizemos enquanto sociedade.
Pois é nesta mesma edição dos 10 anos da Semana RU Lisboa que se discute o pacote legislativo que, a ser aprovado como hoje é conhecido, vai colocar em causa todo o caminho de prosperidade, investimento e dinâmica que se conhece no centro de Lisboa!
Basta o ataque cerrado ao Alojamento Local que esta legislação faz. Com a carga fiscal adicional que é apresentada e com um fim anunciado das licença de AL hoje ativas, aposto como vai paralisar o investimento em novas operações de reabilitação urbana dedicadas ao turismo.
Mais, ao ditar o encerramento de muitas unidades de AL, o número de turistas no centro de Lisboa vai reduzir de forma drástica, simplesmente porque não vão ter onde dormir, uma vez que a capacidade hoteleira da capital é manifestamente insuficiente para acolher o volume de turismo que hoje temos.
Mais, o atual Pacote de Habitação mina a confiança dos investidores, em especial os internacionais, para continuar a investir no mercado imobiliário e no centro das cidades.
Devíamos estar a celebrar 10 edições da Semana da Reabilitação Urbana, mas o que estamos hoje é a tentar chamar ao bom-senso mínimo a quem nos governa!