Ubbo recebe recorde de mais de 20 milhões de visitantes em 2023

Ubbo
Ubbo Shopping Resort

No ano passado, o Ubbo Shopping Resort recebeu mais de 20,3 milhões de visitantes, um aumento de 11,19% face ao ano anterior, e um recorde para este shopping. No mesmo ano, o centro comercial foi também votado em primeiro lugar, pelo 5º ano consecutivo, pela Escolha do Consumidor na categoria Centros Comerciais da Grande Lisboa.

O Ubbo congratula-se por ser um espaço comercial com oferta de lazer e experiências para toda a família. Caracteriza-se pelos seus corredores largos, luz natural, 280 lojas distribuídas por 2 pisos, 9.000 lugares de estacionamento gratuitos, diversões, playgrounds e lojas únicas no país (e mesmo no mundo). 

2023 ficou marcado pela abertura de lojas como a Normal, Pepco, Delta Expresso e Only, além da remodelação de lojas já existentes, como a Texenis, Salsa ou Ale-Hop, num total de 15 aberturas e 14 remodelações. De destacar também a abertura do primeiro cinema UCI Luxe em Portugal, um conceito de luxo concebido para oferecer uma nova experiência imersiva e multissensorial, ou a nova piscina de bolas (no verão) e a maior pista de gelo real do país (no inverno).

Desde outubro que o Ubbo tem também um espaço dog friendly, a partir do qual os cães registados podem frequentar todos os espaços e lojas aderentes.

Sustentabilidade e responsabilidade social são prioridade

Apesar do aumento do número de visitantes, e seguindo os seus objetivos de sustentabilidade, o Ubbo conseguiu não aumentar os consumos de água ou de energia elétrica, face ao ano anterior. Atualmente, toda a energia consumida no centro é proveniente de fontes renováveis, e o edifício tem certificado BREEAM In-Use V5, com classificação Excelente nas vertentes de gestão e condições do ativo.

De recordar que o centro assumiu em 2021 o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2040, o que significa uma antecipação de 10 anos face aos acordos estabelecidos no acordo de Paris. Em 2023 também assinou um Pacto de Sustentabilidade para o setor, juntamente com a APCC, a ADENE e outros operadores da área dos centros comerciais.

Pedro Pereira, diretor do Ubbo, comenta em comunicado que «não é possível atingir a excelência na Sustentabilidade sem o envolvimento das pessoas. Criar uma cultura de Sustentabilidade nas várias equipas é o grande desafio. No UBBO, entre equipas de staff, lojistas e fornecedores, circulam diariamente cerca de três mil pessoas. Conseguir fazer chegar esta mensagem aos vários parceiros e obter o seu envolvimento e compromisso julgamos ser a tarefa mais difícil de atingir, porém, o balanço é positivo».

Na área da responsabilidade social, o Ubbo continuou a explorar o seu conceito de Espaço Solidário, que tem como objetivo apoiar várias ações solidárias, garantindo às ONG todas as condições necessárias para que as suas ações de divulgação e angariação de fundos sejam feitas «de forma digna e eficaz». Pedro Pereira avança que, em 2023, foram realizadas 35 campanhas, num total de 135 dias de angariações, além de outras iniciativas, como o Dia Internacional da Síndrome de Down, a 21 de março, o Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de junho, em parceria com os Bombeiros Voluntários da Amadora, e ainda o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, a 21 de setembro, numa campanha de consciencialização que juntou todos os Centros Comerciais geridos pela CBRE em Portugal.