De acordo com o aviso publicado pela AdC, está em causa a aquisição do controlo exclusivo sobre a VIA LP, empresa detentora dos dois espaços comerciais em Portugal e de um total de 11 na Europa, controlada pelo APG e pela Hammerson, feita pela Stichting Depositary APG Strategic Real Estate Pool, um fundo mutualista para investimento imobiliário.
Na prática, o APG concretiza a operação de concentração comprando a participação da Hammerson, passando a ter o controlo exclusivo sobre a VIA LP, citam a Lusa e o Idealista.
De recordar que no início de agosto a APG e a Hammerson chegaram a acordo para a venda de 50% da Via Outlets ao fundo holandês, por 301 milhões de euros. e divulgado na apresentação de resultados do primeiro semestre da britânica, que deu nota ainda que a transação estava à data pendente de aprovação por parte dos seus acionistas.
A empresa controla atualmente 11 centros em 9 países europeus, 4 deles na Ibéria. Estes ativos somam as 1.340 lojas e os 267.000 m² de superfície.
Esta não é a primeira operação deste tipo levada a cabo pelo fundo de pensões de APG este ano. Já em fevereiro protagonizou junto da Sonae Sierra a venda de 50% de um portfólio de 6 centros comerciais, 4 situados em Portugal e 2 em Espanha, que passou para as mãos da Elo e da Allianz. Outra transação levada a cabo pela holandesa diz respeito ao Hotel Edition Madrid que foi adquirido à KKH Property Investors por 220 milhões de euros.