Turistas dos cruzeiros em Lisboa vão pagar taxa única de 2 euros

imagem ilustrativa
Lisboa

Os passageiros de cruzeiros que desembarquem em Lisboa vão passar a pagar uma taxa turística única de 2 euros, independentemente de ficarem a dormir mais do que uma noite na cidade.

Esta taxa passa a ser efetivamente cobrada a quem comprar viagens a partir de 1 de janeiro de 2024, mas quem comprou antes já não a pagará, prevendo-se a sua regularização em abril.

A informação foi dada por Carlos Correia, presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, no âmbito do protocolo para a cobrança de taxa turística em Lisboa aos passageiros de cruzeiros, que foi assinado esta quinta-feira entre a Câmara Municipal de Lisboa e a APL.

De acordo com a Lusa, este protocolo entra em vigor a 1 de janeiro, mas, segundo Carlos Correia, há questões técnicas a resolver entretanto, nomeadamente a adaptação dos sistemas informáticos da APL para efetuar a cobrança, cita o Eco.

O valor será incluído nos pacotes de viagens e faturado através da plataforma eletrónica Janela Única Logística. Os operadores turísticos cobram e transferem para a APL e, depois, a APL transfere para a Câmara Municipal de Lisboa, explicou este responsável.  

De recordar que a taxa turística começou a ser cobrada em Lisboa em janeiro de 2016 sobre as dormidas dos turistas (nacionais ou estrangeiros) nas unidades hoteleiras ou de alojamento local, inicialmente de 1 euro por noite, e de 2 euros a partir de 2019. Mas os passageiros dos navios de cruzeiros que desembarcam na capital nunca chegaram a pagar.

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, fala numa questão de «justiça» em relação a quem já paga taxa turística. A receita adicional esperada é de 1,2 milhões de euros por ano, e garante que vai permitir investir mais na cidade, inclusive na higiene urbana, espaços verdes ou habitação social, seguindo uma estratégia de «melhor turismo, melhor qualidade do turismo».