Remax regista tendência de descida do valor do metro quadrado

Remax regista tendência de descida do valor do metro quadrado

A Remax Portugal registou uma descida do valor do metro quadrado da oferta no mercado residencial, com especial destaque para a Grande Lisboa, desde agosto.

Quanto ao valor médio de venda do metro quadrado na Grande Lisboa, cinco concelhos apresentaram uma descida de valor, o que demonstra o aumento do dinamismo da oferta do mercado residencial neste momento. Na capital, o preço médio do metro quadrado em outubro fixou-se 3.699 euros, em Loures nos 2.190 euros e em Sintra nos 1.832 euros. A destacar sobretudo a descida do valor médio do metro quadrado em Lisboa, com uma variação de 19,7%.

Lisboa lidera ranking de distrito com preço por metro quadrado com maior quebra

De acordo com os dados de agosto a outubro, o valor médio nacional do metro quadrado nos concelhos da Grande Lisboa é, neste momento, de cerca de 2.067 euros, e que Lisboa liderou o ranking de distrito com o preço por metro quadrado com a maior quebra, seguida de Loures (1,6%) e Sintra (0,5%), representando 21,8% do total do país.

Já Vila Franca Xira (0,8%) e o Montijo (1,2%), concelhos localizados no distrito de Setúbal, também registaram uma quebra no valor do metro quadrado. «Temos vindo a observar uma estabilização dos preços, com o ligeiro arrefecimento da procura, mas todos os indicadores apontam para uma tendência positiva para o mercado imobiliário em Portugal, com as previsões de descida de juros no próximo ano e a subida do poder de compra dos portugueses», salienta Manuel Alvarez, Presidente da Remax Portugal.

O presidente da agência adianta ainda que «temos registado um aumento significativo de novas angariações, um fator animador para os portugueses. A destacar o reforço da posição da nossa rede no mercado de oferta, com praticamente 60 mil imóveis disponíveis, um valor notável atendendo à forte escassez que carateriza o mercado português, escassez essa que se agravou nos últimos anos. Apesar da falta de oferta no mercado imobiliário relativamente à procura e ao cenário de incerteza económico internacional, destacamos os indicadores positivos que permitem ao setor imobiliário reforçar a confiança e fazer previsões positivas para o próximo ano».