Está suspensa a apreciação de candidaturas para Autorização de Residência para Investimento de cidadãos russos, no âmbito das sanções aplicadas pela União Europeia à Rússia na sequência da invasão da Ucrânia.
A medida foi anunciada pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, segundo o qual «o SEF já suspendeu a apreciação de qualquer dossier de candidatura para autorizações de residência para investimento - vulgo vistos gold - de cidadãos russos».
Citado pela CNN Portugal, o ministro afirmou que «o pacote de sanções aprovado pela União Europeia, com o voto favorável de Portugal, inclui sanções dirigidas a muitas centenas de pessoas. Qualquer cidadão russo, tenha ele nacionalidade portuguesa ou não, que faça parte dessa lista terá imediatamente os seus bens congelados em Portugal e ser-lhe-á interditada qualquer liberdade de movimentos. Isso aplica-se a qualquer cidadão russo, ou bielorrusso já agora, listado na lista europeia».
Portugal já concedeu 431 Vistos Gold a cidadãos russos desde o início do programa, num investimento total de 278 milhões de euros desde 2012. Só no ano passado, foram atribuídos 65 vistos a cidadãos russos, que investiram 34 milhões de euros no país.