Portugal ganhou mais de uma dezena de prémios na gala do turismo global "World Travel Awards", reconhecida como os “Óscares do Turismo”. A cerimónia decorreu na passada sexta-feira em Muscat, Omã.
O Porto venceu a categoria de “melhor destino urbano” e Lisboa arrecadou o troféu de “melhor destino metropolitano à beira-mar”, informa o Observador. A Madeira venceu, novamente, a categoria de “melhor destino insular do mundo”.
Foram também premiados, para além dos destinos, projetos nacionais: de destacar os Passadiços do Paiva, que arrecadaram o título de “melhor atração turística de aventura do mundo”, e a Parques de Sintra – Monte da Lua venceu a categoria “melhor empresa de conservação”, prémio que inclusive já vence há dez anos. A Dark Sky Alqueva foi distinguida também como “melhor turismo responsável do mundo” e de “melhor destino europeu de turismo responsável”.
No que toca à hotelaria, o Dunas Douradas Beach Club venceu a categoria de "Golf & Villa Resort”, o Pestana Palace Lisboa recebeu o galardão de "melhor hotel empresarial de luxo" e o Olissippo Lapa Palace Hotel foi reconhecido enquanto "melhor hotel clássico".
A empresa portuguesa Amazing Evolution arrecadou o título de “melhor operador de hotéis de boutique do mundo” e a TAP recebeu dois galardões – “melhor companhia aérea do mundo para África” e “melhor companhia do mundo na ligação à América do Sul”.
As Maldivas venceram o troféu principal dos “Óscares do Turismo”: “melhor destino do mundo”.