Novo comité de gestão assume liderança da JLL em Portugal

Pedro Lancastre deixa o negócio.
Patrícia Barão, Marta Lourenço e Carlos Cardoso.

O negócio da JLL em Portugal será liderado por um comité de gestão composto por Patrícia Barão, Head of Residential, Marta Lourenço, Head of Portfolio Solutions and Value & Risk Advisory, e Carlos Cardoso, Managing Director na Tétris Portugal. Esta nomeação segue-se à decisão de Pedro Lancastre, atual CEO, de deixar a JLL no final deste ano.

Patrícia Barão presidirá ao novo comité de gestão e ao Board, e contará com o apoio de Marta Lourenço e Carlos Cardoso. A responsável iniciou funções na JLL em 2015 como Head of Residential. É Vice-Presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária (APEMIP) e Fundadora e Diretora da Wire Portugal (Women in Real Estate). Coordena também o curso de Real Estate Consulting no ISEG e é docente no curso de Luxury Real Estate Sales Management na mesma Instituição.

Marta Lourenço integrou a JLL em abril de 2010 como Senior Consultant em Valuations, onde foi responsável por clientes internacionais e institucionais, privilegiando ativos de retalho e grandes portefólios. Lidera atualmente as áreas de Value & Risk Advisory para Portugal e Portfolio Solutions para Portugal, Espanha e Itália, sendo também responsável por avaliações regulamentadas e pela subscrição de grandes portfólios.

Carlos Cardoso juntou-se à JLL em 2010 como Diretor do Departamento de Arquitetura. Mais tarde, em 2015, assumiu o cargo de Diretor Comercial da Tétris antes de ser promovido a Head of Office em 2017. Em 2021, foi nomeado Managing Director da Tétris em Portugal.

Matthew Richards, CEO de Capital Markets da JLL para a Europa, Médio Oriente e África, afirma que «a Patrícia, a Marta e o Carlos são líderes excecionais e tenho a certeza que serão peças fundamentais para o crescimento e consolidação da JLL em Portugal. Trazem consigo um profundo conhecimento do negócio e uma experiência considerável no setor. Esta nomeação garante que a JLL se manterá um parceiro forte e inteligente, continuando a apoiar os nossos clientes, enquanto construímos a base para o próximo período de crescimento e sucesso da JLL em Portugal. Desejo à Patrícia, à Marta e ao Carlos todo o sucesso nas suas novas posições, e gostaria de agradecer ao Pedro Lancastre pela sua liderança e profissionalismo, que contribuiu para o sucesso da JLL nos últimos 16 anos».

Já Patrícia Barão, Head of Residential, salienta que «estou muito positiva relativamente ao comité que vai liderar a JLL em Portugal. A Marta e o Carlos são peças-chave no sucesso da nossa empresa e, juntos, daremos continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pelo Pedro Lancastre nestes últimos 16 anos, durante os quais a empresa passou de 40 a 400 colaboradores, e se desenvolveram novas áreas de negócio. Continuaremos o nosso foco em dar resposta integrada em todas as áreas do setor imobiliário: desde avaliações e value risk, agência de escritórios e retalho, design e fit-out, investimento comercial e residencial, consultoria e gestão de projetos».