Mafra recebe selo Biosphere Destination

Mafra recebe selo Biosphere Destination

O concelho de Mafra recebeu o selo internacional Biosphere Destination, atribuído pelo Instituto de Turismo Sustentável.

Hélder Sousa Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mafra, refere em comunicado que «ser Destino Turístico Sustentável implica assumir o compromisso de continuar a assegurar a implementação de um modelo de desenvolvimento turístico que garanta uma relação equilibrada entre a atividade humana, a proteção do ambiente e a preservação do património histórico-cultural. Mais do que a notoriedade nacional e internacional, ambicionamos que esta certificação seja um estímulo à qualificação da oferta para os operadores locais e também um critério de escolha do destino pelos turistas nacionais e estrangeiros».

No seu site, a autarquia explica que esta certificação «representa o culminar de um exigente processo, iniciado com a assinatura da Carta de Compromisso no simbólico Dia do Município, em 21 de maio de 2020. O processo incluiu um exaustivo diagnóstico, envolvendo entidades externas e diversos serviços municipais e que levou à elaboração de um Plano de Ação para a Sustentabilidade, e ainda vários momentos de auscultação pública».

A autarquia está agora a planear várias iniciativas para tornar o concelho mais amigo do ambiente, com destaque para a criação de uma rede municipal de proteção ambiental, o alargamento da rede de percursos cicláveis e pedonais urbanos, a expansão da rede de percursos pedestres, a criação do manifesto do turista responsável, ou a constituição do Observatório do Turismo.