Lisboa é a 18ª melhor cidade do mundo para estrangeiros

Lisboa é a 18ª melhor cidade do mundo para estrangeiros

Lisboa integra a lista das 20 melhores cidade do mundo para estrangeiros expatriados, segundo o ranking “Expat City Ranking 2021”, da InterNations.

Esta análise engloba 57 cidades do todo o mundo e baseia-se nas 12.400 respostas de expatriados, tendo em conta fatores como a qualidade e o custo de vida, habitação, finanças, facilidade em fazer amizades ou acolhimento dos estrangeiros.

A lista das melhores cidades para os expatriados viverem é encabeçada por Kuala Lumpur, Málaga e Dubai, seguidas por Sidney, Singapura, Ho Chi Minh, Praga, Cidade do México, Basileia ou Madrid, em 10º. No fim da lista surge Roma, em 57º, Milão e Joanesburgo, com fracas pontuações nos índices de vida no trabalho ou de qualidade de vida.

Lisboa liderava esta lista em 2020, e cai agora para a 18ª posição. Obteve a 12ª classificação no indicador da qualidade de vida, 7º lugar no indicador que mede a facilidade de assentar na cidade, 10º lugar no custo de vida, 15º em segurança e política, 8ª no que toca ao clima e lazer e 29º na saúde e ambiente. Lisboa surge ainda em 26º lugar no que diz respeito à habitação.

84% dos respondentes afirmou ser fácil adaptar-se à cultura local em Lisboa, e 69% destaca a simpatia dos locais.

Por outro lado, ocupa a 32ª posição em fatores como os transportes, e no que diz respeito à vida profissional desceu para a 50ª posição. O relatório mostra que os estrangeiros que escolheram viver em Lisboa estão menos satisfeitos que a média global no que toca às oportunidades de carreiras e ao horário de trabalho. A capital portuguesa ocupa a 40ª posição no que diz respeito ao equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, a 51ª posição na segurança/estabilidade do emprego, e 50º nas oportunidades de carreira.