A asiática Gaw Capital tenciona investir entre 200 e 300 milhões de euros em Portugal, nos próximos anos. O grupo, que recentemente comprou a sociedade de capital de risco C2 Capital, detém o Hotel Infante Sagres e o Hotel InterContinental, ambos situados no Porto.
Em entrevista ao Negócios, citado pelo Eco, Goodwin Gaw, presidente do Grupo Gaw Capital, adianta que a ideia passa por apostar em produtos em que as empresas portuguesas consigam competir internacionalmente, entre os quais cortiça, vidro, pedra, madeira ou mobiliário, e ajudar a impulsionar uma estratégia de crescimento mediante a exportação.
«Digo sempre que o capital privado só é útil se se puder dar mais do que dinheiro à empresa. Há uma série de negócios familiares em Portugal com produtos realmente bons, mas sem foco na distribuição além-fronteiras», considera o responsável, citado pelo mesmo meio. O objetivo, segundo Gaw, é que o investimento em empresas passe por soluções de financiamento que possam colmatar o «conservadorismo» que vê na banca, acrescentando que «podemos ser uma boa fonte de financiamento» de pequenas e médias empresas.
Em Portugal, o Grupo Gaw Capital tem especial interesse em ativos fora dos grandes centros urbanos, como Évora, Alqueva ou Ericeira. Atualmente, o Fundo Gaw tem três projetos em estudo, aos quais se juntam dois terrenos já adquiridos.