Em entrevista ao podcast da Vida Imobiliária, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e candidato a um novo mandato, apresentou os grandes projetos que quer ver concretizados nos próximos anos, sublinhando a importância das parcerias público-privadas no desenvolvimento urbano.
Entre as prioridades, destacou o desenvolvimento do Vale de Santo António e do Vale de Chelas, que irão integrar habitação, serviços, escolas, equipamentos e um parque verde de 60 hectares. “Vai-se desenvolver uma nova cidade dentro da cidade”, sublinhou.
O autarca salientou ainda a recuperação de 700 fogos nos bairros históricos como Alfama, Mouraria, Bica e Misericórdia, destinados a jovens, para que possam regressar às zonas tradicionais e garantir que “a alma lisboeta se mantém”.
Na frente da mobilidade, Moedas apontou dois grandes projetos: um novo elétrico, que ligará o Terreiro do Paço ao Parque Papa Francisco, em Loures, e um metrobus, que ligará Alcântara a Algés e Benfica a Algés.
Relativamente ao novo PDM, Moedas explicou que decorrem os estudos preliminares, defendendo que o plano deverá refletir três características essenciais: “uma cidade que cuida das pessoas”, com aposta na habitação municipal, mas também “a inovação, através da tecnologia e das novas empresas”, e “a cultura, como sistema sanguíneo da cidade”.
Ouça o podcast na íntegra aqui.
Leia também a notícia completa sobre a intervenção de Carlos Moedas.