APEMIP cresce 75% em 2021

APEMIP cresce 75% em 2021

Entre janeiro e novembro de 2021, a APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, registou 128 novos associados, crescendo 75% face a novembro de 2020.

Analisando as várias regiões do país onde a APEMIP está presente, a associação destaca o aumento de 90% no número de associados nas regiões da Madeira e dos Açores.

Segundo a APEMIP, «estes números mostram como a mediação imobiliária tem dado a resposta ao mercado, que perante todas as adversidades, tem conseguido superar as expetativas das agências relativamente ao número de transações alcançadas no final do ano de 2021».

Em comunicado, a associação recorda que «para que a profissionalização de toda a fileira da mediação seja uma realidade já em 2022, a APEMIP apresentou vários contributos para consideração nas alterações à Lei que regula a atividade de Mediação Imobiliária, junto do IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção». Nomeadamente, «em estreita colaboração com o Órgão Regulador do setor da mediação imobiliária, a APEMIP apresentou medidas que poderão ser equacionadas e/ou tomadas, no sentido de melhorar a regulamentação afeta este setor, como por exemplo, no âmbito do licenciamento, formação profissional, fiscalização e deontologia».

No ano passado, a Academia de Formação APEMIP registou 2.465 formandos e 58 ações de formação realizadas. A formação de Branqueamento de Capitais é o principal curso, que formou 1.399 pessoas em mais de 20 edições. Por outro lado, a nova formação de Acesso à Profissão de Agente Imobiliário formou mais de 300 profissionais.

A APEMIP garante que «continuará a apostar na profissionalização do setor este ano, através do lançamento de novas formações, que darão seguimento à formação de Acesso à Profissão de Agente Imobiliário API, uma vez que é uma formação introdutória. Nos próximos meses, serão lançadas as seguintes formações: AGI (Agente Imobiliário), Avaliação Imobiliária e Sustentabilidade.».

No arranque deste ano, a APEMIP aposta no rebranding da marca e a comunicação «mais moderna» através dos canais digitais. Tem como objetivos angariar mais associados, e acredita que «é importante ouvir diferentes perspetivas, conseguir gerar valor e contribuir para que o setor da mediação imobiliária continue a manter a boa reputação que alcançou até hoje».

Este ano, a APEMIP estará presente no SIL 2022 e noutros eventos. Juntamente com a APCMC, está a planear um salão imobiliário na EXPONOR.