Seixal: “somos um dos concelhos mais procurados para investir”

Seixal: “somos um dos concelhos mais procurados para investir”

«Somos neste momento um dos concelhos mais procurados para viver ou para investir», afirma Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal. «É um dos municípios com maior projeção no que diz respeito aos conceitos de cidade nova, e que procura maximizar a qualidade de vida dos seus habitantes».

O edil falava durante o mais recente Pequeno Almoço do Imobiliário, que decorreu no Seixal a 4 de dezembro, uma iniciativa organizada pela Vida Imobiliária e pelo Público Imobiliário, com o apoio da Century 21 e da Confidencial Imobiliário. Para Joaquim Santos, «esta iniciativa é uma oportunidade para darmos a conhecer o que de melhor temos no município e as oportunidades de investimento que temos, quer no setor residencial ou no setor dos serviços».

Um dos grandes objetivos da autarquia é que «cada vez mais o Seixal possa transmitir esta imagem de um território qualificado que procura novos habitantes e novas oportunidades».

«O Seixal é um exemplo claro onde a fórmula viver/trabalhar/disfrutar está presente na visão da autarquia e nos projetos de promoção imobiliária, para atrair e reter os jovens e famílias que estão no processo de compra ou arrendamento de casa», completa Ricardo Sousa, CEO da Century 21.

«De acordo com o nosso estudo “Acessibilidade à Habitação em Portugal”, esta região oferece taxas de esforço - quer na compra, quer no arrendamento - bastante acessíveis para as famílias que já vivem na região e, sobretudo, para jovens e famílias que provêm de conselhos com rendimentos médios mais elevados», explica. «Esta região torna-se cada vez mais um destino intencionalmente escolhido, em vez de uma opção possível».  

E conclui salientando que «estes eventos são importantes, porque têm como objetivo a descentralização do debate imobiliário, para destacar as oportunidades e tendências regionais e locais que se registam em Portugal».

 

 

Aumenta a procura por habitação

A confirmar este interesse, estão os números da Confidencial Imobiliário, que mostram que os preços de venda de habitação no Seixal registaram uma subida de 20% no 2º trimestre deste ano, face a igual período do ano passado. Uma recuperação dos preços que se iniciou no final de 2015 e que tem registado uma evolução constante.

A variação acumulada desde 2007 (período pré-crise) revela uma subida de 23% nos preços, à data do 2º trimestre deste ano, que comparam, por exemplo, com os cerca de 75% de Lisboa, 30% do Barreiro, 26% de Sesimbra ou 24% de Almada.

A nível de pré-licenciamentos, o número de fogos em licenciamento em construção nova tem vindo a aumentar marcadamente nos últimos anos, sendo as novas habitações decorrentes de reabilitação de edifícios muito pouco expressivas. O pipeline atual de novas frações é 2,5 vezes superior ao registado em 2016, e 23% acima do registado no ano passado.

 

Turismo entre as principais oportunidades de investimento

Entre as grandes propostas de investimento do Seixal, parte integrante do projeto Lisbon South Bay, está o setor da hotelaria e turismo, e a autarquia está empenhada no lançamento de vários concursos. Mas também promove oportunidades nas áreas da restauração, lazer, náutica de recreio, desporto ou indústria, logística e serviços de inovação.

O Hotel Mundet é o exemplo mais emblemático. Este investimento privado de 7,5 milhões de euros deverá resultar da reabilitação da antiga fábrica de cortiça da Mundet, criando um hotel de 84 quartos e 4 estrelas, com restaurante ou piscina. A Riverfront vai ser responsável pela construção e a Marmequer pela exploração da unidade.

Na lista das oportunidades de investimento no concelho estão também o Largo dos Restauradores, a antiga Seca do Bacalhau da Ponta dos Corvos, o Hotel Benfica ou o Seixal Vila-Hotel. Na vertente de lazer, destaque para o Parque Ribeirinho de Amora, o Passeio Ribeirinho de Arrentela, o antigo Terminal Fluvial do Seixal ou o Moinho Novo dos Paulistas.