Mitiska investe 20 milhões a reconstruir retail park de Portimão

Primeira pedra do Nova Vila Retail Park.
Nova Vila Retail Park.

Os belgas da Mitiska REIM lançaram a primeira pedra do Nova Vila Retail Park, em Portimão, junto à N125. Inserido num lote de cerca de 10 hectares, o projeto irá acrescentar ao mercado aproximadamente 23.000 m² de área bruta locável e 832 lugares de estacionamento gratuitos. O investimento ultrapassa os 20 milhões de euros.

A gestora de fundos belga adjudicou à bracarense DST a responsabilidade da empreitada de reconstrução do retail park, que foi totalmente destruído por um incêndio em 2012, tendo desde então ficado devoluto.

A obra, cinco anos depois de a Mistiska ter adquirido o terreno terá a duração de aproximadamente um ano e estima-se que esteja concluída na primeira metade de 2025.

O Nova Vila Retail Park contará com 17 lojas, incluindo duas lojas âncora: um supermercado e uma loja de materiais de construção e bricolage. Além disso, haverá uma área dedicada à restauração, um standalone e uma bomba de gasolina.

«Este projeto de promoção é mais um exemplo e o reflexo da estratégia da Mitiska REIM em Portugal. O Nova Vila Retail Park irá revitalizar esta zona de Portimão e criar um destino comercial sustentável, que irá fixar o consumo e criar novos empregos. Foi um projeto estudado durante vários anos e não temos dúvidas de que este irá ser um dos melhores retail parks do país», enfatizou Enzo Guidez, country manager da Mitiska Reim.

«O Nova Vila Retail Park encontra-se 100% ocupado e continuamos a registar uma elevada procura. A qualidade do projeto, localização, catchment area e o tenant mix que conseguimos reunir, levam a que o Nova Vila Retail Parka venha a tornar-se efetivamente uma referência no mercado, a que não será igualmente alheia a vasta experiência da Mitiska REIM enquanto especialista neste setor e o seu contributo para o resultado final. A procura tem sido não só por marcas nacionais como também internacionais e asseguramos que a nova oferta trará muitas novidades para a população do Algarve, incluindo novas marcas que ainda não estão presentes na região» comentou Carlos Récio, Senior Director responsável pelo Departamento de Retail Advisory & Transaction na CBRE Portugal.

A linguagem arquitetónica do empreendimento é contemporânea e conceptualmente inspirada em princípios da arquitetura popular algarvia, levada a cabo pela Broadway Malyan. A estrutura do edifício está prevista em betão pré-fabricado e tem pela frente um planeamento desafiante para a entidade executante, DST. Os projetos de engenharia e a fiscalização estão encarregues à Work3 Engenharia e Consultoria.

Alexander Murch, investment analyst da Mitiska REIM, acrescenta que «no que diz respeito à sustentabilidade, a Mitiska REIM tem ambiciosos objetivos e uma estratégia posta em prática para os próximos anos, por forma a conseguir atingir a neutralidade carbónica até 2050, reconhecendo que os fatores ESG desempenham um papel crucial para ser uma gestora de fundos responsável. Prevêem-se várias medidas de implementação neste projeto»