No ano transato, o Pestana Hotel Group registou receitas consolidadas de 651,5 milhões de euros, um aumento de 17% face a 2023 e um crescimento de 33% no EBITDA.
O setor da hotelaria manteve-se como principal motor de crescimento, representando cerca de 65% das receitas totais do grupo. Também a área de negócio imobiliário — sob a marca Pestana Residences — consolidou a sua relevância, com um contributo de cerca de 19%. As outras atividades – nomeadamente o Pestana Vacation Club, o golfe e a Empresa de Cervejas da Madeira - contribuíram com 16% da receita.
O Pestana Hotel Group registou, também, um nível de satisfação de clientes acima de 88%. “Estes resultados refletem a dedicação e empenho das nossas equipas, a força das nossas marcas e a consistência com que temos vindo a executar uma estratégia assente na sustentabilidade, na inovação e nas pessoas. Continuamos a investir com ambição, mas sempre com prudência, garantindo o crescimento sustentável do grupo e a excelência da experiência que proporcionamos aos nossos clientes”, afirma José Theotónio, CEO do Pestana Hotel Group.
Em 2024, o grupo prosseguiu com a modernização e renovação de vários ativos, tais como o Pestana Blue Alvor Beach, as aquisições do hotel Pestana Orlando Suites – Lake Buena Vista, reforçando assim a sua presença internacional, e da Quinta Perestrello no Funchal. Paralelamente, foi desenvolvido um conjunto de projetos na área imobiliária sob a marca Pestana Residences, com destaque para a conclusão do empreendimento Madeira Acqua Residences.
O Pestana Hotel Group investiu 10 milhões de euros incluindo a renovação de todo o sistema de front-office dos hotéis, do site pestana.com e outros investimentos que permitem melhorar o conhecimento e a comunicação com os clientes de forma a personalizar as ofertas.
O Pestana Hotel Group mantém uma estratégia clara de redução das emissões de carbono. Até 2023, na área da hotelaria, o grupo já alcançou uma redução de 25% de redução nas emissões de âmbito 1 e 2, fruto de um investimento acumulado de 16 milhões de euros em projetos de eficiência energética e hídrica, instalação de painéis fotovoltaicos e projetos de redução de consumo de água por recurso a fontes alternativas ou circularidade, incluindo a utilização de uma dessalinizadora do Alvor e reutilização de águas residuais para rega de campos de golfe no Algarve.