Em dezembro de 2024, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma subida de 1,0 ponto percentual na taxa de ocupação quarto, comparativamente ao mês homólogo de 2023, atingindo os 34,9%, de acordo com dados provisórios da AHETA - Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.
Os mercados internacionais que mais contribuíram para este crescimento foram o neerlandês e o alemão. O mercado neerlandês registou uma subida de 1,2 pontos percentuais na taxa de ocupação, enquanto o mercado alemão teve um aumento mais modesto de 0,2 pontos percentuais. Em contrapartida, o mercado nacional registou uma ligeira descida de 0,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
A estadia média nas unidades de alojamento algarvias foi de 3,3 noites, mantendo-se estável em comparação com dezembro de 2023. No entanto, os turistas dos mercados norueguês e holandês destacaram-se pela duração das suas estadias, com os noruegueses a registarem uma média de 8,4 noites e os holandeses uma média de 6,9 noites, os valores mais elevados entre os diferentes mercados.