Os clientes estrangeiros são os principais dinamizadores do mercado imobiliário das zonas algarvias de Vilamoura, Carvoeiro e Albufeira. Só em Vilamoura, 80% dos compradores são estrangeiros, nomeadamente alemães, belgas, suíços, britânicos, norte-americanos e canadianos. Esta é uma das conclusões de um estudo que a alemã Engel & Völkers realizou, onde revela as principais características do mercado e dos investidores nas regiões de Vilamoura, Carvoeiro e Albufeira.
Na experiência desta rede, a procura internacional tem um peso de 67% na zona do Carvoeiro, onde dominam a Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, EUA e Canadá. Já em Albufeira, os clientes estrangeiros pesam 50%. Os principais mercados são os mesmos que nas restantes localizações.
Em Vilamoura, os clientes da Engel & Völkers procuram essencialmente moradias isoladas com 4 ou mais quartos, jardins amplos, piscina e terrenos acima de 2.000 metros quadrados, que garantam privacidade. Em paralelo, existe também uma forte procura por apartamentos com tipologias de 2 ou mais quartos, luminosos e com boas áreas interiores e varandas espaçosas.
No Carvoeiro, as preferências são semelhantes, com uma procura significativa por moradias isoladas de 3 ou mais quartos, também com terrenos amplos, com privacidade e contacto com a natureza. Nos apartamentos, os clientes procuram imóveis luminosos, com boas áreas e varandas que permitam desfrutar da paisagem local.
Já em Albufeira, os clientes preferem moradias de três ou mais quartos, com jardim e, em alguns casos, piscina. Os apartamentos mais procurados em Albufeira destacam-se pelas boas áreas interiores, varandas espaçosas e proximidade de praias e serviços. Os pedidos mais frequentes destes clientes nas várias zonas do Algarve «refletem a procura por conforto e privacidade», segundo a E&V. No caso dos apartamentos, ganham a proximidade de serviços de praias e as vistas para o mar.
Clima, estilo de vida descontraído e segurança motivam o investimento
Este relatório mostra que os principais fatores que motivam o investimento no Algarve são comuns às três localidades, nomeadamente o bom clima, estilo de vida descontraído e a segurança do país. Os clientes também valorizam a proximidades das praias e o fácil acesso a infraestruturas e vias na hora de investir.
Em Vilamoura, entre 2023 e 2024, 57% dos compradores da E&V adquiriram imóveis como segunda residência, 14% optaram por uma residência permanente e 28% fizeram um investimento com fins lucrativos. Em Albufeira, os dados são semelhantes, com 59% dos compradores a adquirir imóveis para segunda residência, 24% para residência permanente e 17% como investimento. «Estes dados refletem uma tendência de compra de propriedades para usufruto pessoal, mas também uma aposta em imóveis como forma de gerar rendimento adicional».
Cristina Palma Santos, License Partner da Engel & Völkers Albufeira, Carvoeiro e Vilamoura, comenta em comunicado de imprensa que «o Algarve continua a ser uma das regiões mais atrativas para investidores imobiliários, graças ao clima, à beleza natural e às infraestruturas de excelência que oferece. Vilamoura distingue-se pelas excelentes infraestruturas urbanísticas e infraestruturas de serviços, nomeadamente desportivas e de saúde e agradáveis espaços de lazer, sendo um destino exclusivo para quem procura um estilo de vida sofisticado. Carvoeiro destaca-se pela tranquilidade, e paisagens naturais sobre as falésias, atraindo quem valoriza a proximidade da natureza. Albufeira, por sua vez, é conhecida pelas praias icónicas, ampla oferta de serviços e animação turística».