A empresa de gestão de ativos imobiliários South é a nova sociedade gestora do Fundo OPE, que detém o Campus da Justiça no Parque das Nações, em Lisboa.
O Fundo OPE foi adquirido por um investidor sediado em Singapura em 2016, cliente da South há 20 anos. O fundo é atualmente dono dos 10 edifícios do Campus da Justiça, que somam 80.000 metros quadrados, além de 30.000 metros quadrados de área exterior, totalmente ocupados pelo Ministério da Justiça, além de um parque de estacionamento e fração de retalho ocupada pelo El Corte Inglés e explorada pela Supercor.
Os imóveis vão agora ser alvo de obras de melhoria, incluindo a instalação de painéis solares ou a implementação de um furo de alimentação interna de água, bem como substituição de vidros, revisão do sistema de controlo e tratamento das águas das torres de arrefecimento ou substituição de bombas de calor, entre outros.
Esta nova gestão direta vai permitir à South «preservar e maximizar o valor do Campus de Justiça, definindo a estratégia e implementando melhorias constantes para o benefício dos investidores. A experiência da South em gestão de ativos imobiliários, aliada à sua vasta experiência no setor, proporcionará uma gestão mais eficiente, transparente e voltada para a maximização dos retornos», pode ler-se em comunicado.
Swan Sallmard, Partner da South, refere que «a South já conta com um sólido histórico de sucesso em gestão de ativos imobiliários em Portugal. A nossa entrada enquanto sociedade gestora responsável pela totalidade do Fundo OPE permitirá oferecer um one-stop-shop, tendo todas as respostas em mão para poder estabelecer a direção do fundo e a gestão dos ativos, garantindo a transparência nas operações e protegendo os interesses dos investidores».