Grande Porto: mercado de escritórios mantém dinâmica no 1º trimestre

As empresas de “TMT’s & Utilities” asseguraram 4 das 13 operações (31%) no 1º trimestre.
As empresas de “TMT’s & Utilities” asseguraram 4 das 13 operações (31%) no 1º trimestre.

No primeiro trimestre do ano, o mercado de escritórios no Grande Porto manteve a sua dinâmica, com um crescimento na área colocada (mais 32 % face ao período homólogo de 2022), número de operações registadas (13 operações) e área média contratualizada (7.689 m² contratualizados). Estes são os resultados anunciados pela Predibisa, relativos ao primeiro trimestre de 2023.

Face à reabilitação de edifícios em Matosinhos, esta foi a zona onde se registou maior absorção de área: mais de 1/3 da área total colocada no trimestre, num total de 2.924 m² e 2 operações. Esta zona superou a performance da cidade do Porto em área absorvida (2.641 m² e 2 operações), onde o Business District da Boavista foi responsável pela absorção de 28% da área total colocada na cidade (2.124 m²) e por 38% das operações registadas (5 em 13).

De acordo com o relatório da Predibisa, no 1º trimestre, as empresas de “TMT’s & Utilities” asseguraram 4 das 13 operações (31%), seguindo-se as áreas de “Outros Serviços” com 3 operações; a “Construção e Imobiliário” e os “Produtos de Consumo” com 2 operações, respetivamente; os “Consultores e Advogados” e os “Serviços Financeiros” com 1 operação, cada.

Necessidade de expansão de área é o principal fator para procura de novos espaços

A consultora imobiliária aponta que a necessidade de expansão de área é o principal fator de motivação para a procura de novos espaços de escritórios na região ao longo do primeiro trimestre, refletindo-se em mais de metade da área absorvida (4.538 m2) e 1/3 das operações registadas (4 em 13).

A Predibisa foi responsável por 6 das 13 operações registadas (4 operações com áreas brutas locáveis superiores a 500 m2), com a colocação de 4.998 m² de área de escritórios, que representam 65% do total absorvido no trimestre. A consultora prevê um crescimento ao longo do ano de 2023, com mais operações resultantes da entrada de novas empresas na região.

«Com a perspetiva de conclusão e também início de construção e promoção de novos projetos ao longo deste ano, teremos um substancial aumento na quantidade e qualidade da oferta de edifícios de escritórios na região, que irá certamente impulsionar a mudança e a atratividade de novas empresas para as estas instalações», salienta Graça Ribeiro da Cunha, Associate Director Offices & Retail da Predibisa.